top of page

ETE Estação de tratamento de efluentes

A brooks AMBIENTAL possui um inédito sistema de utilização de energia solar e Osmose Reversa para tratamento de efluentes em geral.
A água limpa resultante do tratamento físico-químico é reutilizada na lavação dos caminhões e equipamentos da empresa, e, em circuito fechado, retorna para o sistema de tratamento. Já o lodo resultante do processo de tratamento é bombeado para leitos de secagem acelerada e tem como destinação final coprocessamento (incineração em fornos de cimenteiras) e aterro industrial.

​

TECNOLOGIA DE PONTA: TRATAMENTO DE EFLUENTES COM OSMOSE REVERSA

A osmose reversa é uma tecnologia de filtração em membrana que purifica a água de todos os sais dissolvidos, impurezas suspensas, matéria orgânica e carga microbiana. Essa tecnologia possui aplicações nas indústrias alimentícia e farmacêutica e em plantas de dessalinização, assim como plantas de tratamento de efluentes.

​

OSMOSE REVERSA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES RESIDUAIS

Este processo pode ser utilizado também no processo final do tratamento de águas residuais, onde as tecnologias de pré-tratamento, que são cruciais para a efetividade do processo de osmose reversa, incluem o condicionamento para ajustar o pH do efluente para evitar que a membrana fique obstruída pela precipitação de sais. A filtração de pré-tratamento — ultrafiltração, microfiltração, filtração com carbono ativado ou filtros de cartucho — evita entupimentos por impurezas em suspensão.

bottom of page